segunda-feira, 10 de agosto de 2009

"A gente não quer só comida, quer diversão e arte".

O Projeto de Lei que cria o Vale-Cultura foi encaminhado ao Congresso, pelo presidente Lula, no dia 23 de julho de 2009. O projeto tem por objetivo fortalecer o elo entre educação e cultura garantindo a todos os brasileiros acesso a bens culturais.
Atualmente há um abismo entre a produção cultural e o consumo desta: apenas 13% dos brasileiros vão ao cinema uma vez por ano; 92 % nunca visitaram um museu; apenas 17% compra, livros; 78% nunca assitiram a um esperáculo de dança. O projeto institui um benefício de até R$ 50,00 que permitirá ao trabalhador utilizá-lo no consumo de bens e serviços culturais (compra de entradas de cinemas, teatros, museus ou na aquisição de livros, CDs).
O Vale-cultura é um passo importantíssimo para garantir a incorporação da cultura na vida e na família dos trabalhadores do nosso país. A meta do projeto é de atingir à 12 milhões de trabalhadores na primeira fase.
Mais um projeto de grande importância, mais uma política de inclusão sociocultural, pois, como nas palavras do ministro Juca Ferreira: "não há sentido em apoiar a produção cultural, sem apoiar seu consumo".

Um comentário:

  1. É realmente uma boa iniciativa, mas já estamos em outrubro/09 já teve alguma evolução ?

    ResponderExcluir